Caso eu não os veja mais : bom dia, boa tarde e boa noite... Brothers"

 


Talvez aqueles que já assistiram o Show de Thuman, filme de 1998, que conta a história de um homem que possui sua vida inteira filmada e transmitida ao vivo pela TV, desde o seu nascimento, 24 horas por dia via satélite para todo o mundo, consiga entender a referência a uma das falas mais icônicas do filme:  

" Caso eu não os veja mais : bom dia, boa tarde e boa noite." 

  A finalização da frase com " Brothers " não aparece no filme, mas é muito conhecida pelos telespectadores de um dos maiores reality shows do Brasil, transmitido em diversos países: Big Brother Brasil (BBB) 

   Em que consiste no confinamento de participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior, com dinâmicas e eliminações. Tudo isso para entreter os telespectadores ligados o dia todo, em todas as câmeras. 

  Entretenimento adorado pelos telespectadores da trilogia de Jogos Vorazes, livro da escritora Suzanne Collins, que conta com uma batalha televisionada em que todos os participantes devem lutar até a morte. Para que tudo se torne ainda mais atrativo, assim como no BBB, existem dinâmicas e eliminações, a diferença é que a sua eliminação nos jogos vorazes está fadada à morte, por isso: “Que a sorte esteja sempre a seu favor." 

  Entretanto, existe um aspecto que liga o Show de Thuman, BBB e Os jogos Vorazes, que é o desejo da sociedade pelo espetáculo. Porém, esse espetáculo é, como para o escritor Guy Debord, um instrumento de unificação. 

 Para ele, o espetáculo não é apenas um conjunto de imagens, mas também uma relação social entre pessoas, mediatizada por imagens. Como no Pão e circo, da época romana, o conteúdo do espetáculo é a justificação total das condições e do sistema existente. 

 Essa realidade surge no espetáculo e o espetáculo surge no real, refletindo uma alienação recíproca. 

 " O espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda a vida humana socialmente falando." (DEBORD,1967)

 Portanto, mesmo reais ou fictícios, é possível analisar Weltanschauung daquele núcleo histórico, econômico e social, mostrando que aquilo que a sociedade almeja em assistir não é nada mais do que a irrealidade da sociedade real. 


Link para o livro A sociedade do Espetáculo : 

A sociedade do Espetáculo- Guy Debord

Link para vídeo para a biografia de Guy Debord: 

Guy Debord



OBS:

-O Show de Thuman e Jogos Vorazes estão disponíveis na plataforma da Netflix. 

-O Big Brother Brasil está disponível na plataforma da Globoplay. 





Bibliografia: 


DEBORD, Guy. A separação consolidada In: A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia. (e-book) - capítulo 1 (p. 13 - 27) 

Comentários

  1. Adorei o texto e super concordo. Inclusive, quem dá palco e audiência enorme ao BBB somos nós, não apenas os produtores. Entretanto, só fiquei me perguntando até que ponto é válido o espetáculo? Há um limite?

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